Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Faculdade de Direito homenageia a ex-ministra do STF Rosa Weber

Faculdade de Direito homenageia a ex-ministra do STF Rosa Weber

Egressa jogo do barcelona recebe reconhecimento na abertura da 4ª Semana da Mulher
22/03/2024 13:58

Galeria de fotos

A quarta edição da Semana da Mulher da Faculdade de Direito se iniciou nesta sexta-feira, dia 22 de março, com uma emocionante homenagem à ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, que ocupou uma das cadeiras da suprema corte entre 2011 e 2023, ano de sua aposentadoria. Ela é egressa da Faculdade de Direito jogo do barcelona , com formatura realizada em 1972. Entre as autoridades presentes, estiveram a diretora da Faculdade, Claudia Lima Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto; a vice-reitora jogo do barcelona , Patricia Pranke; o pró-reitor de Pós-Graduação, Júlio Barcellos; o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Jotz, entre demais representantes da Faculdade de Direito, do Centro Acadêmico André da Rocha (CAAR) e de órgãos de representação do Judiciário.

O evento, realizado nas escadarias da Faculdade, também marcou o descerramento de placa em homenagem à primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Tribunal de Justiça do RS (em 2022), Íris Helena Medeiros Nogueira. Ela foi homenageada na edição da Semana da Mulher em 2023. No evento, a vice-reitora jogo do barcelona destacou a capacidade das mulheres de fazer a diferença nos ambientes em que atuam e parabenizou as duas homenageadas, destacando o papel de Rosa Weber no STF na luta pela destinação de recursos específicos para as campanhas de candidatas nas eleições e a importância do pioneirismo de Íris Nogueira na sua ocupação da presidência do Tribunal de Justiça do RS: “As diferenças injustas ainda persistem em 2024, mas seguimos firmes com aprimoramentos e incentivos”.

Da UFRGS à Presidência do STF

A homenagem a Rosa Weber foi conduzida pela diretora da Faculdade de Direito, Claudia Lima Marques, que comparou a carreira da ex-ministra a um farol, na metáfora da condução e de como modelos são importantes para os demais. Rosa Weber foi a primeira mulher de carreira na magistratura a ocupar uma cadeira na corte suprema e presidiu um Tribunal Superior Eleitoral em 2018, sendo a primeira mulher a conduzir o órgão durante uma eleição geral. Lima Marques ressaltou o papel de Rosa Weber na defesa da democracia, com destaque para as respostas institucionais do STF no dia 8 de janeiro de 2023: “Nesse momento, a luz da ministra Rosa Weber brilhou mais forte e uniu a todos. São suas características criação de pontos e promover a união de todos”, ressaltou. Lima Marques enfatizou o exemplo que a ex-ministra poderia repassar aos estudantes presentes em grande número ao evento.

Em sua fala ao público presente, Rosa Weber comentou a emoção que estava sentindo em voltar à UFRGS 52 anos após sua formatura: “Retorna a esta casa a menina tímida que só sabia estudar. Retorno desta menina que consegue se ver nos olhos destes jovens com tanta esperança”, disse, dirigindo-se aos alunos presentes. Foram 47 anos de magistratura que culminaram com a Presidência da Suprema Corte. Do tempo de aluna na Faculdade, ela se recordou da qualidade do ensino e das prioridades que a marcaram: “o culto ao conhecimento e o apreço aos direitos humanos”. Ela prestou homenagem a três docentes de seu período de graduação: Galeno Lacerda, Lélio Candiota de Campos e João Antônio Pereira Leite.

Rosa Weber também agradeceu a presença de sua colega de turma Maria Berenice Dias, desembargadora aposentada do TJRS. Ela também fez questão de enfatizar a importância do tema do evento: “Celebramos nossas lutas e conquistas. Que ao longo desta semana, os debates provoquem reflexões que vão conduzir ao avanço civilizatório de nossa sociedade”, ponderou. De forma emocionada, concluiu sua fala com as seguintes palavras: “Esse abraço carinhoso que recebi vai ficar na minha memória, no meu coração e na minha saudade”.

 

Íris Nogueira

Na ocasião, foi realizado o descerramento de placa em homenagem à desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do RS, entre os anos de 2022 e 2023. A homenagem à desembargadora foi proferida pela vice-diretora da Faculdade de Direito, Ana Paula Motta Costa, reforçando que o pioneirismo de mulheres é oportunidade de abertura de caminhos para as próximas gerações.

Íris Nogueira, com 38 anos de magistratura, ficou emocionada com o reconhecimento: “A Faculdade de Direito é um patrimônio da educação do Estado e do País. É um orgulho ter meu nome nessa seleta lista de homenageadas”. Sobre a representação de mulheres no Judiciário, ela reforçou que ainda há muito a percorrer: “Mulheres estão ocupando papéis de protagonismo, o que nos abastece para inspirar outras mulheres”, enfatizou, recordando também os desafios a enfrentar.

Também dirigiram palavras às homenageadas: a coordenadora discente da Semana da Mulher, Ana Gabriela Portanova; as representantes do núcleo antirracismo da Faculdade de Direito, Laura Padilha e Daniele Vargas; a representante do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Maria Madalena Telesca; e o presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto.

Programação do evento

O evento segue até quinta-feira, dia 28 de março, com uma programação variada de atividades. A participação na Semana da Mulher é de livre acesso, com entrada franca. Veja, a seguir, as atividades a partir de segunda-feira, dia 25 de março:

Segunda-feira - 25/3

  • 9h30 - O Estado como garantia e barreira dos direitos reprodutivos: discursos atuais sobre o aborto no Brasil Local: Sala 304 - Prédio Centenário da Engenharia
  • 9h30 - Eleições municipais, mulheres e representação política Local: Sala Alberto Pasqualini
  • 19h - Direito Privado por elas: desafios para consolidação de carreiras femininas em um contexto de invisibilidade Local: Pantheon

Terça-feira – 26/3

  • 9h30 - As adversidades dos direitos trabalhistas femininos sob a ótica das desigualdades sócio-raciais (Local a ser definido)
  • 18h30 - Cinema e Direito: um debate sobre o feminino nas telas Local: Centro Cultural jogo do barcelona

Quarta-feira- 27/3

  • 8h30 - Discriminação algorítmica e mercado de trabalho feminino Local: Pantheon
  • 16h - Superendividamento e as mulheres Local: Sala Alberto Pasqualini
  • 19h - Identidade trans e a violência na academia Local: Pantheon

Quinta-feira 28/3

  • 13h - Feminist approaches in international law: possibilities and challenges (online)
  • 19h - Desafios e perspectivas da representatividade feminina na política e a sua relação com o direito no cenário nacional Local: Pantheon  -  Nesta atividade, haverá a inauguração do retrato de Magdalena Thomaz Londero, primeira mulher Laureada da Faculdade de Direito (1938).

Confira a programação completa em: //www.cdgambling.com/direito/2024/03/20/iv-semana-da-mulher-da-faculdade-de-direito-da-ufrgs-2/

jogo do corinthians ao vivo

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000 - CNPJ: 92.969.856/0001-98
Google
标签: jogo de ouro resultado jogo bicho minas gerais hoje resultado jogo do bicho deu no poste jogos online poki paciência jogo jogo sport jogo de paciencia betano apostas esportivas online contexto jogo resultado do jogo do bicho da lotep
map